Avaliação por competências
A avaliação da qualidade de produtos , serviços e pessoas, é uma prática comum e importante para o ser humano . Essa situação leva à análise do que se busca e, consequentemente , à melhor tomada de decisão. Com isso, ainda é possível abordar situações e falhas que necessitam de trabalhos específicos e atuar com foco na sua melhoria.
Todas as competências são avaliadas por intermédio de uma escala numérica, considerando 6 níveis de proficiência para os cargos de enfermeiro , técnico e auxiliar de enfermagem, os níveis de proficiência variam de 1 a 6 .
- Não desenvolve: competência não está sendo demonstrada.
- Abaixo do perfil : competência sendo demonstrada , mas abaixo do exigido pela instituição.
- Desenvolve o básico: competência sendo aprimorada , desenvolvida . Requer o acompanhamento de profissionais mais experientes.
- Desenvolve bem : competência sendo aplicada. Realiza atividades dentro dos padrões esperados pela instituição.
- Desenvolve com excelência: competência sendo usada em estado de excelência . Cria , inova, treinamento e orientação sendo capaz de solucionar questões de complexibilidade de atividade/processo.
- Supera expectativas: consegue desenvolver as competências do cargo sem dificuldades , cria, inova , sendo candidato ao banco de talentos.
Comunicação verbal
Prática para enfermeiro
l Transmite fatos novos a sua equipe com clareza e objetividade .
l Mobiliza sua equipe a compreender e aderir a novos desafios.
l Possui facilidade para ouvir e compreender.
l Conhece a utiliza as tecnologias de informação (TI) da instituição.
l Apresenta comunicação falada, visual , escrita ou gráfica de forma organizada , pontual e assertiva.
l Busca informações e se atualiza em relação a sua unidade de negócio.
l Recebe e passa plantão com informações pertinentes a todos os pacientes.
l Realiza todas as fases da SAE.
l Determina os cuidados mediante o Sistema de Classificação de Pacientes (SCP), Classificação de risco; determina e quantifica as intervenções terapêuticas de enfermagem conforme a gravidade da doença aplicando o sistema de pontuação de intervenções terapêuticas (TISS Therapeutic Intervencion Scoring Systen)
l Coleta , analisa e planeja ações baseadas nos indicadores assistenciais, de desempenho , do moral, e comunica fatos importantes a supervisão de enfermagem.
l Fornece feedback aos colaboradores de sua equipe de forma clara , cortês e respeitosa
Relacionamento Interpessoal
Prática para enfermeiro
l Mantem bom relacionamento com equipe multiprofissional, com clientes e fornecedor.
l É bem humorado e receptivo a aproximação de pessoas.
l Apresenta-se disponível a cooperar, tendo flexibilidade e empatia.
l Nas situações conflitantes , toma atitudes assertivas.
l Consegue a colaboração e o respeito dos colaboradores de sua equipe em face das mudanças , mantendo um clima de motivação.
l Interage com as pessoas de maneira espontânea.
Planejamento de organização
Prática para enfermeiro
l Valoriza o planejamento da sua unidade e dos cuidados dos pacientes.
l Consegue organizar-se conforme a demanda de sua unidade.
l Mantém o ambiente físico de sua responsabilidade em condições adequadas de limpeza e organização como: balcão, sala de medicação e expurgo ambiente do paciente.
l Reserva um tempo antes do início do plantão para organizar o local.
l Orienta e estimula a equipe a se organizar.
l Realiza divisão de escala segundo critérios de complexidade dos pacientes SCP, TISS e classificação de risco.
l Sabe distinguir o que é urgente e importante, priorizando as tarefas.
l Estabelece metas , excuta plano de ação, avalia utilizando ferramentas de monitorização de resultados, realinhando quando estas não são alcançadas.
l Atinge resultados dentro dos prazos estabelecidos.
Conhecimento técnico/habilidade
Prática para enfermeiro
l Executa sua função de forma específica utilizando os conhecimentos inerentes à profissão e ao cargo .
l Busca desenvolver sua deficiências com investimento em aprendizado.
l Realiza suas atividades/procedimentos de forma consciente e segura, livre de danos aos clientes e aos colaboradores.
l Mostra interesse em aprender o que não sabe, quando tem dúvida ,esclarece junto com a Supervisão de Enfermagem.
l Supervisiona os colaboradores sob sua responsabilidade , planeja, solicita, executa e avalia as ações para o desenvolvimento de sua equipe em parceria com a Educação continuada.
Adaptabilidade/flexibilidade
Prática para enfermeiro
l Disposição para rever e mudar de opinião , abertura ao novo, demonstração de respeito às ideias contrárias.
l Capacidade de adaptar-se às exigências do meio , à estratégia da instituição.
l Facilidade para aceitar o novo, influenciando sua equipe de maneira inovadora e assertiva.
l Mantém a produtividade e o comprometimento com os resultados de qualidade da sua unidade.
l Percebe que o ganho para o todo é mais importante que o ganho individual.
l Convive e enfrenta as mudanças com qualidade e desempenho.
l Demonstra respeito por idéias contrárias, tem disponibilidade par mudar as referências pessoais , acata e aceita o rodízio de setor de maneira cordial , apresenta interesse em aprender o desempenho de novos setores.
Motivação
Prática para enfermeiro
l Atende as demandas com prontidão , assertividade e rapidez, incentivando as pessoas a atingir metas institucionais.
l Demonstra alegria quando a equipe atinge resultados, mantém comportamentos que indicam motivação e mantém um bom clima no local de trabalho.
l Levanta o moral de sua equipe.
l Motiva sua equipe a atingir os resultados esperados e , quando não os alcança , cria novas alternativas para o grupo , mantendo o interesse e a motivação pelas atividades que executa.
l Apresenta postura de aceitação diante de novas rotinas, transmite de maneira clara e objetiva para o grupo conseguindo adesão e efetividade.
l Diante de problemas reais, apresenta ações e resultados positivos junto com sua equipe de trabalho.
l Participa de grupos e reuniões da sua unidade, trazendo e propondo melhorias.
l Compreende a dinâmica de sua Unidade , colabora com o enfermeiro para obtenção das metas e dos resultados estabelecidos , quando estes não são alcançados, propõe soluções junto à equipe e ao gestor.
l Participa e tem interesse por treinamentos realizados em sua unidade.
Foco no cliente
Prática para enfermeiro
l Gerencia sua unidade de negócio , conhece as metas e as compartilha com a equipe multiprofissional , avalia seus resultados e propõe ações de melhoria.
l Discute , contrata cliente X fornecedor , realiza aditamento dos contratos, notifica não conformidades, mantendo um clima de parceria e entendimento.
l Notifica não conformidades para a supervisão de enfermagem , propõe soluções .
Visão sistêmica
Prática para enfermeiro
l Tem conhecimento de sua unidade de negócios, define e atua nos indicadores , no alcance das metas, orienta as pessoas antecipadamente quanto aos riscos e as oportunidades existentes , valoriza os resultados , busca orientações da supervisão de enfermagem.
l Planeja o desenvolvimento de competências de seus colaboradores junto à Edu CO, e estabelece metas
l Conhece a missão e os valores da instituição , e percebe dentro da cadeia de processos internos institucionais e a efetividade de suas ações.
l Estabelece interfaces de negócios entre sua unidade e os objetivos da Instituição.
Liderança
Prática para enfermeiro
l Respeita as pessoas, demonstra satisfação com resultados alcançados em grupo.
l Vibra e passa motivação para o grupo.Valoriza os resultados e as metas incentivando o desenvolvimento das pessoas.
l Mantém equipe comprometida com resultados e metas .
l Obtém o respeito da sua equipe de trabalho , bem como da equipe multiprofissional.
l Tem conhecimento em relação a suas tarefas,utiliza-se de ferramentas para melhoria de qualidade de sua unidade como Primary Nursing, SCP, convencendo o grupo a seguir sua orientações.
l Acompanha e supervisiona o trabalho de sua equipe, atuando participativamente, coloca-se a disposição caso haja necessidade.
l Estimula o desenvolvimento de sua equipe buscando parcerias com a EC , no treinamento e na capacitação de seu colaboradores.
l Diante de resultados negativos, atua de maneira pontual, redirecionando os trabalhos e as ações de sua equipe , identificando falhas e propondo melhorias.
Planilha de avaliação por competências para o cargo de Enfermeiro | ||||
Competências | comp | Perfil ideal | avaliação | Score mínimo |
adaptabilidade | AD | 4 | 4 | 3 |
Comunicação verbal e escrita | CVE | 4 | 4 | 3 |
Conhecimento técnico | CT | 4 | 4 | 3 |
Criatividade | CR | 4 | 4 | 3 |
Foco no cliente | FC/FP | 4 | 4 | 3 |
Habilidade de negociar | HN | 4 | 4 | 3 |
Liderança | LI | 4 | 4 | 3 |
Motivação | MO | 4 | 4 | 3 |
Planejamento e organização | PO | 4 | 4 | 3 |
Relacionamento interpessoal | RI | 4 | 4 | 3 |
Tomada de decisão | TD | 4 | 4 | 3 |
Visão sistêmica | VS | 4 | 4 | 3 |
Total de pontos | -- | 48 | 41 | 36 |
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Fonte :Gestão de pessoas CHIOVENATTO
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